O QUE É
A ABA?

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é a mais indicada para o tratamento do autismo, pois tem comprovação científica em sua eficácia. A terapia visa melhorar comportamentos socialmente significativos, promover habilidades de comunicação e reduzir comportamentos desafiadores.
ABA surgiu da aplicação dos princípios da análise do comportamento ao tratamento de crianças autistas, começando nos anos 1960 com o trabalho pioneiro de Ivar Lovaas. Desde então, tornou-se uma abordagem amplamente reconhecida e utilizada globalmente para melhorar a vida de crianças no espectro autista.
O QUE ACONTECE NA TERAPIA ABA?
Os programas em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) para o Autismo não seguem um modelo padrão, pois não são como uma receita ou método. ABA é ciência e cada programa é cuidadosamente elaborado para atender às necessidades individuais de cada estudante – como chamamos as crianças e adolescentes que atendemos.
O objetivo principal da terapia ABA é ajudar a pessoa a desenvolver habilidades que promovam sua independência e sucesso, tanto no presente quanto no futuro. O plano é personalizado e adaptado para proporcionar avanços significativos na vida do estudante.
COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO?
A avaliação e o planejamento são etapas fundamentais para garantir um programa de ABA personalizado e eficaz. Um analista de comportamento qualificado conduz uma avaliação detalhada das habilidades, preferências e necessidades do estudante. Essa avaliação nos permite compreender as características únicas de cada indivíduo, garantindo que o programa seja adaptado às suas particularidades.
Com base nessa análise, elaboramos metas específicas de tratamento, alinhadas não apenas às necessidades e habilidades do estudante, mas também às preferências e objetivos da família. Esse processo colaborativo assegura que o programa atenda tanto ao desenvolvimento da criança quanto à sua integração na rotina familiar e escolar, sempre respeitando seus interesses e individualidade.
Nosso compromisso é criar um plano de intervenção que seja não apenas eficiente, mas também acolhedor e significativo para cada estudante e sua família.
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Quantos terapeutas comportamentais vocês têm?Usualmente uma equipe é composta por terapeutas comportamentais treinados, liderados por um analista do comportamento certificado. Sendo eles: Um supervisor, um cordenador e no minimo um AT (acompanhante terapeutico). O número de profissionais pode variar dependendo do tamanho da clínica ou projeto, garantindo que cada caso tenha a supervisão adequada.
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Quantos terapeutas trabalharão com o meu filho?O número de terapeutas envolvidos no atendimento dependerá do planejamento individualizado e das horas de intervenção recomendadas. Geralmente, dois a quatro terapeutas podem estar diretamente envolvidos, com o acompanhamento e supervisão e coordenação contínua de um analista do comportamento.
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Que tipo de treinamento seus terapeutas fizeram?Os terapeutas são treinados em princípios de análise do comportamento aplicada (ABA), manejo de comportamento, coleta de dados e aplicação de intervenções individualizadas. Eles passam por supervisão prática, participam de formações contínuas e recebem orientações regulares de um analista do comportamento.
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Como é uma sessão típica de ABA?Uma sessão típica de ABA é personalizada. Ela pode incluir atividades para desenvolver habilidades comunicativas, sociais, acadêmicas e funcionais, além de intervenções específicas para reduzir comportamentos desafiadores. As sessões são baseadas em reforçamento positivo, repetição de tarefas, generalização de habilidades e muita interação para manter o aprendizado motivador.
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Em quais ambientes vocês oferecem a terapia ABA?A terapia ABA pode e deve ser oferecida em diversos ambientes, como em casa, na escola ou em clínicas especializadas, no parque, no shopping, onde for necessário dependendo das necessidades do estudante. A flexibilidade no local da intervenção é um dos pilares para promover a generalização das habilidades.
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Como vocês determinam as metas para o meu filho? Consideram a opinião dos familiares?As metas são determinadas com base em uma avaliação comportamental detalhada, que analisa habilidades, preferências e necessidades do estudante. A opinião e os objetivos da família são incorporados no planejamento, garantindo que as metas estejam alinhadas ao contexto familiar e às prioridades dos responsáveis.
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Com que frequência vocês reavaliam as metas?As metas são revisadas regularmente, geralmente a cada três meses, dependendo do progresso observado e dos dados coletados. Reavaliações podem ocorrer antes, caso o estudante atinja os objetivos antes do previsto ou se surgirem novas prioridades.
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Como o progresso é avaliado?O progresso é avaliado continuamente por meio de coleta e análise de dados durante as sessões. Cada objetivo tem critérios específicos de sucesso, que são monitorados para determinar a eficácia das intervenções. Relatórios detalhados são compartilhados com a família regularmente.
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Quantas horas por semana vocês podem fornecer?A quantidade de horas recomendadas varia conforme as necessidades do estudante, determinadas após a avaliação inicial.Geralmente, programas intensivos podem incluir de 20 a 40 horas semanais, ( essas horas não são necessariamente de treinos com o estudante, mas são contabilizadas de maneira a incluir as supervisões e eorientações parentais ) programas com menor intensidade podem variar entre 10 e 20 horas. A disponibilidade também dependerá da agenda da equipe, perfil do estudante e das demandas familiares.